Pular para o conteúdo

Manutenção de Impressoras

Porque Fazer Manutenção Preventiva em Impressoras

Fazer a manutenção de impressoras é uma forma de otimizar a vida útil dos equipamentos e garantir que eles não vão deixá-lo na mão quando for preciso fazer uma impressão.

Fique Atento

A falta de manutenção faz com que as peças das impressoras se danifiquem cada vez mais e percam a sua eficiência, o que também acaba comprometendo a qualidade das impressões. Em casos mais graves, o equipamento poderá, até mesmo, deixar de funcionar.

Qual a diferença entre manutenção operacional, manutenção preventiva técnica e corretiva?

Poucas pessoas sabem, mas existem três tipos de manutenção de impressoras: a manutenção operacional, preventiva e a corretiva. O primeiro tipo de manutenção diz respeito aos cuidados que devem ser tomados enquanto a máquina ainda está funcionando perfeitamente, para evitar o futuro desgaste das peças ou o surgimento de possíveis problemas. A segunda diz respeito, manutenções periódicas, para substituição de alguns consumíveis. Já a manutenção corretiva, como o próprio nome sugere, serve para resolver um contratempo urgente. Geralmente, acontece quando a impressora apresenta algum defeito e, por isso, deixa de funcionar. A maioria das pessoas e empresas investem em manutenções corretivas, ou seja, elas esperam o problema surgir para, então, resolvê-lo — mas essa não é a melhor opção. Imagine que sua empresa, tenha apenas uma impressora: se ela parar de funcionar isso irá interromper toda sua cadeia produtiva. Quem investe na manutenção preventiva das impressoras não corre o risco de passar por esse tipo de imprevisto. O ideal é que essa manutenção preventiva de impressoras de grande e médio porte seja conforme especificação do fabricante.

Quais os benefícios da manutenção preventiva?

Poupar custos Engana-se quem pensa que as manutenções preventivas são mais custosas porque acontecem com mais frequência. A manutenção corretiva pode demorar para acontecer, mas o seu valor é sempre elevado. Consertos de emergência tendem a ser mais caros justamente por se tratarem de uma urgência. Além disso, as impressoras que precisam de manutenção corretiva geralmente estão com problemas sérios, pois ocasionalmente peças com desgaste, solicitando manutenção preventiva acabam quebrando e estragando outras peças. Como já foi dito, a falta de manutenção pode ocasionar a danificação de peças que comprometem o bom funcionamento do equipamento. Otimizar a vida útil da impressora Por mais que você cuide da sua impressora, uma hora ela vai parar de funcionar, isso é fato. Todo equipamento eletrônico tem uma vida útil pré-determinada, no entanto, existem algumas maneiras de estender esse prazo — e uma delas é fazendo a manutenção preventiva. Quanto mais você cuidar das peças da sua impressora, mais tempo vai demorar para ela se desgastar a ponto de não funcionar mais. De certa forma, essa também é uma maneira de economizar, pois você não vai precisar comprar outra impressora tão cedo. Como manter a manutenção da impressora em dia? A manutenção operacional  não precisa ser feita apenas pelo técnico. Você mesmo pode cuidar da sua impressora por meio de algumas atitudes simples, mas que fazem toda a diferença.

Acompanhe Nossas Dicas

Fique Ligado

Manutenção preventiva e corretiva.
Devem ser realizadas apenas por um técnico certificado pelo fabricante.
Use sempre cartucho Original!
Não caia na tentação de comprar o cartucho mais barato disponível no mercado: lembre-se
que o barato, no futuro, pode sair caro. Opte por cartuchos originais e que sejam compatíveis
com a marca e modelo da sua impressora. Além de prejudicar a qualidade das impressões, os
cartuchos paralelos causam danos irreversíveis às peças do equipamento.